Blog

Como o Data4Company pode ajudar indústrias a aplicar os  indicadores de desempenho

Como o Data4Company pode ajudar indústrias a aplicar os indicadores de desempenho

Como o Data4Company pode ajudar indústrias a aplicar os indicadores de desempenho

O cenário competitivo pelo qual atravessam as organizações industriais tem exigido uma evolução constante dos processos internos e externos. Isso implica, necessariamente, na busca pelo aumento da produtividade e otimização dos custos, sem comprometer o nível de qualidade de produtos e serviços. Qualquer organização que pretende ser bem sucedida, precisa inovar em técnicas e tecnologias capazes de potencializar o trabalho. Estamos falando de plataformas corporativas capazes de realizar o gerenciamento, interpretação e aplicação de coletas de dados em dispositivos móveis com o objetivo de avaliar e controlar os processos industriais.

Com a ajuda de um software, você pode configurar formulários customizáveis para a sua indústria para medir os indicadores de desempenho de processos, também chamados de KPI (Key Performance Indicator). Eles são focados na realização das tarefas, medindo seu desempenho e objetivos determinados. Esse indicador deve ser quantificável por meio de um índice (normalmente representado por um número) que retrate o andamento do processo como um todo ou em parte, de acordo com a necessidade do setor da indústria.

Diferencial dos indicadores de desempenho em indústrias

Indicadores de desempenho de processos são usados para o monitoramento das atividades da organização. Com eles é possível rastrear e seguir o andamento do processo, coletando informações relevantes e disponibilizando-as de forma acessível para que os gestores estudem e tomem as decisões corretas, trazendo eficiência e eficácia aos processos.

Para a indústria, podemos citar os três principais indicadores, são eles:

1 Produtividade

Esse indicador ajuda a medir a eficácia dos esforços da equipe comercial avaliando as métricas e também verificando como os recursos (operacionais, educacionais e tecnológicos, por exemplo) estão sendo utilizados e como ajudam a melhorar as operações internas e de vendas.

2 Qualidade

Os indicadores de qualidade estão intimamente ligados aos de produtividade. Eles ajudam a avaliar as conformidades do processo dos produtos, serviços e setor comercial. Quanto melhor estiver o índice de qualidade, melhor estará a produtividade e maior será o retorno.

3 Capacidade

Esses indicadores têm a ver com a capacidade de resposta aos processos da área comercial tanto quanto a capacidade de produção da indústria. Com ele é possível avaliar a quantidade de prospecções que um determinado corretor consegue fazer, utilizando as ferramentas do software de gestão e as boas práticas que a empresa disponibiliza além de mensurar os produtos e serviços para organização interna.

Porque utilizar indicadores de desempenho de processos na indústria

  • Eles disponibilizam a informação que o gestor necessita sobre cada etapa do processo

  • Proporcionam maior exatidão na tomada de decisão

  • Tem como principal objetivo trazer mais eficiência e eficácia aos processos internos e externos das organizações

  • Trazem mais rapidez, melhor compreensão e transparência nos resultados

  • Eles se tornam a medida de excelência da organização em relação ao mercado

  • Permitem a criação de um dashboard com todas as informações disponíveis

Os indicadores de desempenho de processos trazem à tona as informações necessárias para que se possa analisar os processos com o objetivo de melhorá-los continuamente para atingir os objetivos organizacionais estratégicos de maneira mais eficiente. É sempre interessante que eles estejam alinhados para podemos dar foco no objetivo com maior alinhamento estratégico.

A boa notícia é que a tecnologia está aí para beneficiar todo tipo de empresa e com um bom software de gerenciamento, interpretação e aplicação de coletas de dados, o acompanhamento dos indicadores se torna profissional. Desta forma, é possível alinhar os procedimentos às metas e objetivos do seu negócio e, por consequência, prever melhores resultados.